Já ouviu falar do piso estruturado?

Essa opção oferece estética da madeira maciça , mas é mais barata , mais leve , ecológica, sustentável e disponível em formatos mais largos e compridos.

Sabia que o piso de madeira natural maciça é cada vez menos utilizado nos projetos de arquitetura e decoração pelo mundo? Nos Estados Unidos, por exemplo , há aproximadamente 30 anos essa opção clássica tem sido substituída pelo piso estruturado ou engenheirado , como é conhecido aqui no Brasil. Isso porque a estética do piso estruturado é a mesma do piso de madeira maciça.

“O visual e as texturas da madeira se mantêm. Por isso a sua nobreza , aconchego , conforto térmico e acústico permanecem .

O piso estruturado ou engenheirado consiste em uma base de madeira não tão nobre , normalmente um compensado , que não ficará visível e uma parte superior de madeira nobre e de lei. Assim , a estética permanece a mesma da madeira maciça , mas com diversos benefícios .

A estabilidade é maior . Ele aguenta uma umidade maior sem que as fibras da madeira se descolem ,abram frestas ou empenem. Por isso , sai durabilidade alcança até 20 anos , dependendo do produto ou da madeira superior.

Maciço X Estruturado

O piso engenheirado ou estruturado , utiliza 3 vezes menos madeira nobre ,se comparado ao piso maciço. E 70% da sua madeira é de origem de reflorestamento. Por isso é considerado sustentável e apelidado de piso ecológico.

O piso estruturado é mais leve , graças à densidade da sua base. Por exemplo , em uma área instalada no segundo andar ou até mesmo em um mezanino , o peso total da obra fica mais leve do que o piso sólido.

Uma das perguntas mais frequentes de quando se trata de um piso de madeira estruturada é:

“Quantas vezes eu posso fazer o lixamento nesse piso estruturado?

Porque o piso maciço é para a vida toda e eu posso lixar várias vezes.”

O piso estruturado, por sua vez, é muito mais novo no mercado e além de todas as vantagens sobre o piso maciço o que muitos não sabem é que ele também pode ser restaurado!

Com 9 camadas de Verniz e uma camada de óxido de alumínio no piso estruturado dependendo do serviço que for contratado para realizar o lixamento você só retira o verniz, sem desgastar a madeira. Isso porque o óxido de alumínio que é como se fosse uma liga cerâmica, com elevadíssima resistência a corrosão. O óxido de alumínio é utilizado pela sua dureza e resistência, utilizado na madeira como um revestimento rígido como proteção da mesma, ajudando na prevenção de riscos e possibilitando na hora do lixamento somente a remoção das camadas de verniz e óxido.

No caso de apenas algumas réguas apresentarem o desgaste/risco a sugestão é para que o reparo seja feito isoladamente, com a troca da régua danificada por uma nova.

Quando eu preciso restaurar?

O piso de madeira  estruturado, se bem cuidado, dura muitos e muitos anos. Para se ter uma ideia, estima-se que uma restauração aconteça em no mínimo 12 anos a partir da instalação. Como o piso já vem com várias camadas de verniz, ele não precisa ser encerado e é um material resistente a riscos, durando muito mais. Mas atenção: os 12 anos mínimos valem para pisos de tráfego normal e cuidados essenciais, como não arrastar móveis, uso de sapatos  que não marquem, sem  tráfego de pets e sem umidade acima do recomendado.

O piso só precisa ser restaurado se os riscos e o brilho já desgastaram a beleza natural. Se o piso pegou umidade, por exemplo, a substituição das peças é inevitável, a restauração não consegue fazer a reversão.

A restauração só serve para os seguintes casos:

– Riscos
– Desgaste do brilho
– Caso queira mudar a cor

Como funciona a restauração

As peças dos pisos estruturados ou engenheirados possuem espessura suficiente para receberem restauração.

Durante o lixamento, a  camada retirada do piso é superficial, mas suficiente para acabar com os riscos que tanto incomodam. “Ao passar a lixadora, é praticamente retirado só o verniz que já foi desgastado, sobrando madeira para uma próxima restauração”,

Após esse processo, é aplicado verniz ou resina ao piso, devolvendo o tão esperado acabamento.

Cuidados especiais

Sempre é bom contratar um bom profissional, que já tenha experiência em pisos estruturados. Como o lixamento é mais delicado sem deixar de ser eficaz, o profissional tem que ter em mente que analisar o nivelamento do piso antes do procedimento é essencial. Sem isso, pode ocorrer desgastes a mais ou a menos em pontos desnivelados, o que pode expor as camadas inferiores.

Piso Ecológico com Garantia de 15 anos

O processo de fabricação do piso estruturado é muito simples, porém criterioso. Após o recebimento da madeira certificada pelos órgãos ambientais, secamos toda a madeira reflorestada e a madeira de lei em estufas que são aquecidas com o próprio resíduo da madeira (pó da serragem que sobra do processo de fabricação).

Depois essa madeira é lixada e calibrada em máquinas provenientes da Alemanha, Inglaterra e Itália, de altíssima precisão, para assegurar a qualidade do produto. Logo após a madeira é finalizada com 9 camadas de verniz cerâmico, com óxido de alumínio, que garante 15 anos de garantia do produto.

Ficou com mais alguma dúvida?
Estamos aqui para saná-las e oferecer as melhores opções para o seu projeto.